O primeiro Encontro de Museus do Médio Tejo (2019), organizado pela Comunidade Intermunicipal de Tomar (CIMT), pela Rede de Museus do Médio Tejo (MMT) e Instituto Politécnico de Tomar (IPT), surge como espaço de partilha e de reflexão para os profissionais de museus e da educação. Neste Encontro, a Rede de Museus do Médio Tejo apresenta os seus membros, revela os resultados dos primeiros meses de trabalho e propõe o debate sobre três áreas estruturantes para os museus: inventariação/documentação, conservação e educação.
A Rede de Museus do Médio Tejo (MMT), inclui museus, núcleos museológicos e centros interpretativos, numa perspetiva de discussão de conhecimentos e de ferramentas técnicas e de efetiva comunicação integrada nos circuitos culturais e turísticos da região.
Os painéis deste I Encontro são compostos por museólogos, técnicos de museus, especialistas e académicos, e tem como principais objetivos:
a) Diagnosticar e refletir sobre o panorama museológico do Médio Tejo;
b) Partilhar conhecimento e projetos/estudos de caso sobre funções museológicas dos Museus do Médio Tejo (MMT), com destaque para as funções da Documentação, Conservação e Educação;
c) Promover a coesão territorial do Médio Tejo na área dos museus.
Como chegar a Tomar:
De comboio:
A partir da estação do Oriente ( Lisboa ). Há comboios directos para Tomar. Mais informações: https://www.cp.pt
De carro:
A partir de Lisboa - » Auto-estrada A1, seguir para A23 » Torres Novas e sair na segunda saída » Tomar. Mesmo antes de entrar em Tomar, o IPT está localizado do lado esquerdo.
A partir de Coimbra - Auto-estrada A1. Sair na saída »Condeixa ou seguir pela »N110, ou sair para » Torres Novas e depois seguir para » A23 e sair na segunda saída » Tomar. Mesmo antes de entrar em Tomar, o IPT está localizado do lado esquerdo.
Localização