Encontro


Organizado pela Rede de Museus do Médio Tejo, desta vez em estreita parceria com o Município do Torres Novas, este 6.° Encontro significa um dos momentos de maior projeção deste grupo de trabalho intermunicipal e uma atividade anual que agora se pretende realizar de forma alternada em todos os municípios desta sub-região.

Sendo o tema desta edição "A investigação em museus", assumindo a pertinência da temática que foi igualmente eleita como o mote para do Dia Internacional dos Museus em 2024, a organização da iniciativa pretende dar mais um passo para a consolidação do seu trabalho e para a afirmação da atividade do setor nas diferentes áreas e contextos culturais, sociais, económicos e ambientais, da região e do próprio território nacional.

Com um programa que pretende dar a conhecer equipamentos e projetos de referência nacional, Torres Novas será palco da reunião de alguns dos mais distinguidos especialistas nacionais na área da museologia e de momentos que permitirão refletir e discutir sobre outras importantes e emergentes áreas de atuação.

A Rede de Museus do Médio Tejo foi constituída em 2018, resultado de um protocolo entre a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e o Instituto Politécnico de Tomar. Trata-se de uma estrutura informal composta por museus e núcleos museológicos integrados na Rede Portuguesa de Museus, outros museus municipais, entidades museológicas do Estado Português e privadas que, entre outras iniciativas, tem realizado um Encontro anual.

Este Encontro, de livre acesso, é certificado para pessoal docente, mas carece de inscrição obrigatória no site oficial do evento.

Programa


Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes - 18 novembro 2024


09h30
Representante Município Torres Novas
Representante Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo
Representante Instituto Politécnico de Tomar
Coordenação da Rede de Museus do Médio Tejo
10h00
João Neto, Diretor do Museu da Farmácia, APOM, Lisboa
Nuno Nobre e Carina Pereira, Museu Sebastião Mateus Arenque, Azambuja - "O `renovado´Museu Municipal de Azembuja"
Moderadora: Ana Saraiva, Diretora do Museu-Biblioteca da Casa de Bragança – Fundação da Casa de Bragança
11h00

11h30
Conceição Ribeiro, Departamento de Conservação e Restauro do M.N.A.A, Lisboa - "Meios de Diagnóstico para o estudo e conservação de escultura policromada"
Moderadora: Hermínia Sol, IPT - Diretora da Unidade de Investigação & Desenvolvimento TECHN&ART
11h50

14h00
Alexandra Pires, Ana Rosa Sousa, Dália Paulo, Rui Roberto de Almeida, C.M. Loulé, Museu Municipal de Loulé - "Atrás da cortina. A importância da investigação na interpretação, musealização e devolução à comunidade do conjunto monumental dos Banhos Islâmicos e Casa Senhorial dos Barreto, em Loulé”

Fábio Nogueira, Penaparque, Mosteiro de Lorvão – Centro Interpretativo – “Processo de implementação do Centro Interpretativo do Mosteiro de Lorvão”

António Ponte, Diretor do Museu Nacional Soares dos Reis, Porto - “Uma exposição de longa duração como curadoria global do Museu Nacional Soares dos Reis”

Edite Alberto, Câmara Municipal de Lisboa, Departamento de Património; Diretora do projeto integrado “Hospital Real de Todos-os-Santos: a génese de um projeto multidisciplinar”

Moderadora: Dora Vitória, Câmara Municipal de Sertã 

16h00

17h00
Museu Municipal Carlos Reis, Cerca da Vila: Núcleo de Arqueologia ou Central Elétrica do Caldeirão





Eventos Anteriores


I Encontro Museus Médio Tejo

I-encontro.png

 

II Encontro Museus Médio Tejo

II-encontro.png

 

III Encontro Museus Médio Tejo

III-encontro.png

IV Encontro Museus Médio Tejo

fundo-site-IV-encontro-museus-medio-tejo-7.png

V Encontro Museus Médio Tejo

fundoHD_PC_V-encontro-museus-medio-tejo-14.png

Incrições


Clique Aqui

 

 



Sessão de Abertura

Sessão de Abertura

Painel 1

Investigação em Museus

Pausa

Degustação de produtos regionais

Painel 2

Conservação e Restauro aplicado à Investigação

Debate

Debate

Almoço Livre

Almoço Livre

Painel 3

Projetos Integrados

Debate

Debate

Degustação de produtos regionais

Degustação de produtos regionais

Visita a um Núcleo Museológico |mediante inscrição|

mediante inscrição

João Neto

Museu da Farmácia, APOM, Lisboa

Historiador e museólogo João Neto é presidente da APOM (Associação Portuguesa de Museologia) e diretor do Museu da Farmácia. Manifesta e assume uma paixão pela Museologia.

Nuno Nobre

Museu Sebastião Mateus Arenque

Nuno Nobre é licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e com Pós-Graduação em Museologia pela Universidade de Évora. Integrou inicialmente o Departamento de Animação Sócio Cultural do Município de Azambuja na área da programação cultural. Atualmente, desenvolve a função de técnico superior de História no Museu Municipal Sebastião Mateus Arenque, sendo também responsável pela curadoria das exposições temporárias realizadas no Museu e na Galeria da Biblioteca Municipal de Azambuja.

Carina Pereira

Museu Sebastião Mateus Arenque

Carina Simões Pereira, nasceu em Azambuja onde fez o seu percurso académico até ingressar no Ensino Superior. É mestre em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Desempenhou funções no Arquivo Histórico da Casa Pia de Lisboa, onde lançou a obra “Impressões de um tempo… Catálogo do Livro Antigo da Biblioteca César da Silva (Séculos XVI a XVIII), foi docente do 1º, 2º e 3º ciclos e passou ainda pela área dos Recursos Humanos. Desde outubro de 2019 integra a equipa do Museu Municipal Sebastião Mateus Arenque onde para além de desenvolver diversas atividades nomeadamente no âmbito dos serviços educativos é responsável pelas redes sociais e pela imagem das diversas atividades.

Conceição Ribeiro

Departamento de Conservação e Restauro do M.N.A.A

Técnica Superior do Museu Nacional de Antiga desde 2019.
Conservadora-Restauradora licenciada pela FCT- UNL, pós-graduada em Museologia, pela UÉVORA e em Estética e Estudo Artísticos, pela FCSH- UNL.
Concluiu a especialidade de C&R de escultura policromada pela ESCR, estagiou no British Museum e foi bolseira de investigação da Fundação Oriente e da Fundação para a Ciência e Tecnologia em diferentes períodos, no Instituto/Laboratório José de Figueiredo.

Ana Sousa

C.M. Loulé, Museu dos Banhos Islâmicos de Loulé

Texto.

António Ponte

Diretor do Museu Soares dos Reis

António Manuel Torres da Ponte

Nasceu no ano de 1970

HABILITAÇÕES LITERÁRIAS

 Doutor em Museologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, março de 2014

Mestrado em Museologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, março de 2007

Licenciatura em Ciências Históricas pela Universidade Portucalense, setembro 1993

Pós-Graduações

Pós-Graduação em Digitalização da Adm. Pública, pelo ISCTE em 2024

Pós-Graduação em Museologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, março de 1998

ATIVIDADE PROFISSIONAL NO DOMINIO DA CULTURA E DA MUSEOLOGIA

É desde 1 de abril de 2021 Diretor do Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto

É membro do board do DEMHIST, comité do ICOM (international council of museums) para as Casas Históricas e Casas-Museu desde 2023 tendo sido vice-presidente entre 2020 e 2023.

No âmbito da sua atividade profissional, no domínio do Património Cultural e Museologia exerceu o cargo de:

Diretor Regional da Cultura do Norte entre dezembro de 2013 e março de 2021;

Representante do Estado na Administração do Coliseu-Porto, entre 2014 e 2020;

Presidente da Fundação Côa Parque, entre outubro de 2014 e junho de 2017

Diretor do Paço de Duques de Bragança, Guimarães, 2009 – 2012;

Coordenador do Museu de Vila do Conde entre 2012 - 2013 e 1994 - 2009.

Publicou vários artigos sobre museologia e Património em revistas nacionais e estrangeiras. Pertenceu a vários órgãos territoriais e conselhos gerais de várias organizações.

Consultor da OCBPM – Organização das Cidades Brasileiras Património Mundial desde 2023.

ATIVIDADE DOCENTE

Desenvolve atividade docente no ensino superior como Professor Assistente Convidado da Escola Superior de Hotelaria e Turismo – Instituto Politécnico do Porto, desde 2017 e da Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico do Porto desde 2015.

Professor Afiliado da Faculdade de Lestras da UPorto, desde 2015

Formador e palestrante em diversos cursos, seminários e colóquios, nacionais e internacionais, no domínio da museologia e do património;

FORMAÇÃO PROFISSOIONAL

Entre os diferentes cursos de formação profissional efetuados, destacam-se

Curso CAGEP 2260/44 – Curso Avançado de Gestão Pública, INA, 2015

Curso FORGEP – PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA, 2010

SEJOUR CULTURE E PATRIMOINE, organizado pelo Ministério da Cultura e Comunicação de França – Maison des Cultures du Monde, no âmbito do Programa Courants du Monde.10 e 21 de outubro de 2016

Séminaire Européen de Conservateurs, promovido pela Maison des Cultures du Monde, em Paris. 12 a 17 de junho de 2006

Edite Alberto

Gabinete de Estudos Olisiponenses no Departamento de Património Cultural da Câmara Municipal de Lisboa

Edite Martins Alberto é doutorada em História Moderna (Universidade do Minho) e mestre em História Moderna e dos Descobrimentos (NOVA FCSH) com teses sobre a presença portuguesa no Norte de África durante a época moderna.
Exerce funções de investigação, como técnica superior, no Gabinete de Estudos Olisiponenses no Departamento de Património Cultural da Câmara Municipal de Lisboa, nas áreas do estudo e divulgação do património cultural e da história de Lisboa e Portugal. Nos últimos anos, tem desenvolvido estudos sobre políticas de saúde pública e prevenção dos surtos pestíferos na história de Lisboa, tendo sido uma das coordenadoras do projeto Hospital Real de Todos-os-Santos: A cidade e a saúde pública na Idade Moderna (CM Lisboa, NOVA FCSH).
É investigadora integrada do CHAM - Centro de Humanidades, unidade de investigação da NOVA FCSH e da Universidade dos Açores, desde 2012, com diversas publicações e apresentações em conferências científicas nacionais e internacionais.

Alexandra Pires

C.M. Loulé, Museu Municipal de Loulé

texto

Ana Rosa Sousa

C.M. Loulé, Museu Municipal de Loulé

Texto

Dália Paulo

C.M. Loulé, Museu Municipal de Loulé

Texto

Rui Roberto de Almeida

C.M. Loulé, Museu Municipal de Loulé

Texto